quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Haiti decreta estado de urgência devido aos danos do furacão Sandy 01/11/2012

Até o momento, há 54 mortos e 21 desaparecidos no país governado por Michel Martelly

O governo do Haiti decretou estado de urgência em todo o seu território devido aos danos causados pelo furacão Sandy, que deixou 54 mortos e 21 desaparecidos no país, segundo os últimos relatórios das autoridades.

Um decreto presidencial desta quarta-feira (31/10) declara que, em função "da gravidade da situação resultante da passagem do furacão Sandy sobre o conjunto do país", procede adotar as disposições necessárias "para socorrer eficazmente os povoados afetados".

A declaração do estado de urgência, que tem uma vigência de 30 dias e está prevista por razões humanitárias na Constituição e em outras normas legislativas haitianas, foi adotada pelo presidente do país, Michel Martelly, e pelo primeiro-ministro, Laurent Lamothe, em acordo com todos os ministros.

A Direção de Defesa Civil não descarta que nos próximos dias aumente o número de mortos, dada a magnitude da catástrofe. O Haiti se recupera pouco a pouco dos danos provocados pelo furacão, enquanto diminui a quantidade de pessoas que se encontram em abrigos.

As regiões mais afetadas foram o oeste e o sul, onde ainda numerosas comunidades permanecem incomunicáveis após a destruição de estradas e pontes, segundo as autoridades.

Em sua passagem por Caribe e EUA, Sandy deixou mais de uma centena de mortos e danos no valor de dezenas de bilhões de dólares, antes de perder força e começar a dispersar-se hoje perto dos Grandes Lagos, no centro da América do Norte, de acordo com informações do Serviço de Previsão Hidrometeorológica dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário