sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Hackers invadem sistema da AIEA pedindo investigação “aberta” sobre o reator israelense de Dimona 30/11/2012





A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU, reportou que um dos seus servidores foi invadido por hackers, que roubaram informações e as publicaram juntamente com uma mensagem anti-Israel na internet.
A ação foi reivindicada por um grupo chamado Parastoo ("engolir", em farsi), o que reforça suspeitas de que o ataque tenha partido do Irã. Segundo a agência, as informações roubadas pelo grupo se referem a "alguns contatos relacionados a especialistas que trabalham" junto à AIEA.
A declaração postada pelo grupo incluía uma série de endereços de e-mails, junto aos respectivos nomes dos destinatários, com um pedido de assinaturas para uma petição em favor de uma investigação "aberta" sobre o reator israelense de Dimona.
"Israel possui um arsenal nuclear, associado a um corpo militar crescente", afirma a mensagem do grupo.
Gill Tudor, porta-voz da AIEA, declarou que a agência "lamenta profundamente a publicação de informações contidas em um servidor antigo que foi desativado há algum tempo".

ARSENAIS
Acredita-se que Israel possua o único arsenal atômico do Oriente Médio, mas não confirma nem nega oficialmente sua existência. O país não é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que exigiria a deposição de tais armas e a abertura a observadores de seu reator na cidade de Dimona, no sul do país.
Tanto Israel quanto os EUA, por sua vez, acusam o Irã de estar desenvolvendo um projeto nuclear com fins bélicos, o que Teerã nega.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário