sábado, 24 de novembro de 2012

Nascido no Brasil com sotaque alemão, Submarino "Tamoio" passa por modernização 24/11/2012

DefesaNet


 



S31 - Tamoio - Classe Tupi
A tripulação do Submarino “Tamoio” apresentou a embarcação à equipe de estagiários participantes da Operação
“Atlântico III”. Os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estácio de Sá conheceram detalhes sobre o funcionamento do submersível.
Fabricado no país, com base em um projeto alemão, o “Tamoio” teve sua construção iniciada (batimento de quilha) em julho de 1986 e inauguração (lançamento ao mar) em 1993. Com 67 metros de comprimento, 6 metros de diâmetro na base e operável em profundidades de até 250 metros, o submarino movido à nafta (óleo diesel) comporta de 36 a 42 tripulantes, distribuídos em funções diversas como timoneiro, operador de sonar, especialista em eletrônica, operador de rádio, cozinheiro, entre outras. Monitoramento é a palavra chave à bordo. Diversos sensores informam a qualidade do ar, grau de inclinação, profundidade, velocidade, etc.
Embarcação é similar às que estão na Operação “Atlântico III”

Atualmente em fase de modernização e manutenção, a embarcação atracada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) serve como sala de treinamento e qualificação da 2ª turma de submarinistas de 2012, com formatura prevista para dezembro próximo.
  
A maior viagem realizada com o “Tamoio” foi uma pernada de 27 dias para África. Outros destinos mais recentes foram Joinville-SC e Buenos Aires, na Argentina.
Durante a operação, a Marinha emprega dois submarinos similares ao “Tamoio”: o “Timbira”, atuando como Figurativo Inimigo (FIGIN) e o “Tikuna”, componente das Forças de Defesa. A visita dos estagiários ao submarino foi um evento programado pelo Comando Conjunto da Operação, com o intuito de familiarizar os estudantes com a rotina da tripulação e com o tipo de embarcação empregado no exercício militar de 2012.
Texto: Leonardo Vieira Pessanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário