sábado, 24 de novembro de 2012

Nova jazida americana de petróleo é o dobro de todas as reservas da OPEP 24/11/2012


No Verde: a cor nova do comunisomo

Primeiras explorações na Green River Formation avaliaram mais petróleo aproveitável que em toda a OPEPPrimeiras explorações na Green River Formation avaliaram mais petróleo aproveitável que em toda a OPEP
Segundo recente relatório do U.S. Government Accountability Office – GAO, o potencial de petróleo aproveitável na jazida de Green River Formation, nos estados de Utah e Colorado, nos Estados Unidos, seria“igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas”, informou a ABCNews.
Esse volume explorável seria só a metade do existente na jazida, mas equivale às “reservas comprovadas de petróleo do mundo inteiro”.
O total seria, portanto, o dobro das reservas confirmadas da OPEP.
O GAO e a indústria privada estimam que o petróleo aproveitável na jazida atingiria três trilhões de barris.

“Nos últimos 100 anos, toda a humanidade consumiu 1 trilhão de barris de petróleo. E nós temos aqui várias vezes isso”, disse Roger Day, vice-presidente para as operações da American Shale Oil (AMSO).
A jazida não foi incluída no recente relatório da Agência Internacional de Energia – IEA, a qual predisse que por volta de 2020 os EUA serão o maior produtor de petróleo do mundo.
O governo federal já autorizou as perfurações a título experimental na Green River Formation. A exploração da jazida deve usar métodos de extração inovadores devido às camadas de rochas, mas já se pressente a hostilidade dos “verdes”.

Superfície da macro-jazida da Green River Formation, Utah e Colorado, EUA
Superfície da macro-jazida da Green River Formation, Utah e Colorado, EUA
Na Estônia, há 30 anos a petroleira Enefit desenvolveu e aplica a tecnologia que serviria para esta macro-jazida.
No Canadá, uma outra petroleira utiliza uma técnica diferente em condições análogas. Até que a produção em grande escala se torne rentável serão necessários alguns anos de pesquisa e investimento.
Frank Rusco, diretor da GAO, afirma “não há dúvida de que o petróleo está ali, 3 trilhões de barris dele. A tecnologia para avaliar as reservas é bem boa .... agora a questão é extraí-lo com lucro”.
Pensar que profetas do catastrofismo, como o Clube de Roma, anunciavam que o petróleo acabaria em 1980!!!
Postado por Luis Dufaur

Nenhum comentário:

Postar um comentário