sábado, 24 de novembro de 2012

Rebeldes sírios e curdos preparados para guerra 24/11/2012




 Soldados curdos Peshmerga vigiam a fronteira iraquiana com a Síria na região da província de Ninawa



Na Síria, os principais movimentos curdos sírios decidiram formar uma força militar unida para combater insurgentes islamitas no noroeste da Síria, informou um militante curdo.
Combatentes do Partido da União Democrática Curda (PYD), o braço sírio do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, rebeldes curdos da Turquia), estão em conflito há dias com centenas de rebeldes da Frente Al-Nosra e da Brigada Ghouraba al-Shama en Rass Al-Aïn, localidade síria na fronteira turca, onde os rebeldes controlam um posto de fronteira.
"Os dois conselhos nacionais curdos do Curdistão do oeste entram em um acordo para formar uma força militar unificada reunindo as forças do PYD e os dissidentes no Curdistão", afirmou este militante que se apresenta com o nome de Havidar. Em sua terminologia, o Curdistão do oeste é a Síria.
Este militante hostil ao regime indicou que a reunião aconteceu no Iraque.
Ao mesmo tempo, Al-Nosra e Ghouraba al-Sham, dois importantes grupos radicais islâmicos, chamaram os rebeldes para o resgate, ainda que estas duas organizações não façam parte da principal força de oposição armada, o Exército sírio Livre (ESL).
O Qatar, que teve um papel de destaque na unificação em 11 de novembro da rebelião síria, pediu à Coalizão de Oposição para nomear um embaixador para Doha, indicou um membro do governo.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário