quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Anatel distribui medidores de banda larga no Norte e Nordeste 28/11/2012


DO VALOR
Voluntários de Bahia, Ceará, Maranhão e Pará começam a receber esta semana os equipamentos medidores de banda larga, batizados de "whitebox", que fazem parte do programa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para verificar a qualidade do serviço no país.
A distribuição já havia começado em outros 11 Estados do país. A partir das medições, a Anatel irá adotar medidas que permitam a melhora da banda larga oferecida.
Pelo plano elaborado pela agência, são escolhidos voluntários por Estados, prestadora e faixa de velocidade contratada a fim de verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário.
Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de gestão da qualidade dos serviços de comunicação multimídia (banda larga fixa) e móvel pessoal (banda larga móvel), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 60% da velocidade contratada.
Por exemplo, na contratação de um plano de 10 Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 6 Mbps.
A velocidade instantânea --aferida pontualmente em uma medição-- deve ser de, no mínimo, 20% do contratado, ou seja 2 Mbps.
Assim, caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 60%.
Esses percentuais valem até novembro de 2013. Depois disso, os índices serão ampliados.
INÍCIO DO PROGRAMA
A partir do dia 1º de novembro, as empresas que oferecem serviço de banda larga no país passaram a ser obrigadas a garantir uma velocidade instantânea superior a 20% do total contratado pelo usuário.
A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país.
Prazo Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload) Taxa de Transmissão Média (download e upload)
A partir de novembro de 2012 20% da taxa de transmissão máxima contratada 60% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 2013 30% da taxa de transmissão máxima contratada 70% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 2014 40% da taxa de transmissão máxima contratada 80% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de outubro de 2013, as companhias terão de manter a velocidade mínima em 30% do estabelecido em contrato. Em outubro de 2014, a velocidade mínima instantânea deverá ser superior a 40% do contratado.
A primeira unidade da federação a participar dos testes de aferição foi o Rio de Janeiro, com 137 aparelhos móveis monitorados.
Segundo informações da agência, os demais Estados receberão gradativamente os equipamentos até junho de 2013, com total de 3,8 mil medidores.
Ainda de acordo com a Anatel, o Estado do Rio de Janeiro foi o escolhido para dar início aos testes porque o programa piloto também foi realizado no Estado.
As medições do serviço móvel incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, CTBC e Sercomtel.
INTERNET FIXA
As medições da qualidade da banda larga fixa, que também têm início hoje, serão feitas por meio de um equipamento medidor instalado gratuitamente em residências ou escritórios dos usuários cadastrados e sorteados.
Em todo o Brasil, serão selecionados até 12 mil voluntários.
A Anatel informou que, até o dia 9 de novembro, o equipamento já havia sido encaminhado para os usuários selecionados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
As medições da banda larga fixa avaliarão as prestadoras Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
MEDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
As medições da qualidade da banda larga ocorrem em cumprimento às resoluções da agência que obrigam o acompanhamento da qualidade da velocidade de upload e download oferecida aos clientes em todo país.
Os primeiros resultados das aferições serão divulgados em dezembro deste ano. Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.
Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.
Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.
Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço. Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário