sábado, 24 de novembro de 2012

Irã alerta a oposição síria 24/11/2012





O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, advertiu nesta sexta-feira a oposição síria, o Qatar e a Arábia Saudita sobre qualquer ação "aventureira" na Síria, onde os rebeldes islamitas e combatentes curdos se preparam para uma guerra aberta no norte do país.
Moscou, outro aliado do regime, criticou a decisão turca de instalar mísseis antiaéreos Patriot em sua fronteira com a Síria, mas Ancara replicou, ressaltando seus objetivos "puramente defensivos".
Nesta sexta, os opositores de Bashar Al-Assad se preparam para manifestar sob o lema "a hora da vitória se aproxima", após os recentes sucessos dos insurgentes no leste e norte do país.
Em Damasco, Larijani, que se encontrou com o presidente Assad, criticou, sem citar nomes, o Qatar e a Arábia Saudita, principais aliados e financiadores da oposição.
"Alguns na região querem levar adiante ações aventureiras para causar problemas à Síria", disse à imprensa.
"Mas o Irã continua a apreciar o papel de vanguarda da Síria no apoio à Resistência", ou seja, os países que se opõem à Israel e Estados Unidos.
Antes de partir de Teerã, o presidente do Parlamento criticou os rebeldes, que infligiram recentes derrotas às tropas governamentais. "Alguns grupos (de oposição) em nome de reformas (…) procuram perturbar a situação política na Síria", disse, antes de indicar que viajaria "para tentar encontrar uma solução ao problema sírio".
"Nós apoiamos a democracia e a reforma na Síria, mas somos contra a toda ação aventureira", acrescentou, segundo citado pela agência iraniana Mehr.
Em seguida, Larijani deve se encontrar no Líbano com o presidente xiita do Parlamento, Nabih Berrim e viajar à Turquia, país que pediu para a Otan a instalação de Patriots em sua fronteira.
Esta possibilidade não agradou a Rússia que vê  um risco de provocar um "conflito armado grave".
"Mais acumulamos armas, mais elas correm o risco de serem utilizadas", considerou o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário