quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Três mil alunos ganham bolsas no exterior 21/11/2012

Do Correio Braziliense

Autor(es): JULIA CHAIB
Na manhã de ontem, em reunião com brasileiros estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras em Madri, na Espanha, a presidente Dilma Rousseff anunciou que aproximadamente 3 mil alunos receberão bolsas para estudar no exterior no ano que vem. A divulgação do resultado oficial que levará os estudantes para sete países — Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido — começou a ser feita ontem e deve ser concluída em até duas semanas. O encontro com os alunos ocorreu na Casa do Brasil em Madri. Logo depois, Dilma foi ao Palácio de la Moncloa e reuniu-se com o chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, durante sua primeira visita oficial ao país.
O discurso da presidente, na presença do primeiro-ministro, enalteceu a parceria com o governo espanhol. "Agradeço a acolhida recebida pelos mais de 2.100 estudantes brasileiros na Espanha, o quarto principal destino de bolsistas do nosso Programa Ciência sem Fronteiras. As universidades espanholas deverão receber, até 2014, oito mil estudantes de meu país nesse programa", disse.
Do ano passado até este mês, já foram concedidas 18 mil bolsas de estudo pelo programa. O destino mais procurado são os Estados Unidos, para onde foram 3.993 estudantes. Em segundo lugar, está Portugal, com 2.816 e, em terceiro, a França, com 2.528 alunos financiados. No encontro com o primeiro ministro espanhol, Dilma ressaltou ainda que, até 2014, 101 mil estudantes brasileiros devem estudar no exterior.
A partir de hoje, serão abertas 18 mil vagas para cursos que começam em setembro de 2013. "Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços", avaliou Dilma.
Oportunidade
Com apenas 17 anos, Bruno Lunardi foi pré-selecionado para uma bolsa de estudo no ano que vem. Estudante do terceiro semestre de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília (UnB), Bruno vai para os Estados Unidos em janeiro de 2013. Ele preencheu os requisitos pedidos pela UnB, com base na análise do histórico escolar e da nota obtida no Enem, e teve a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para as universidades nas quais tenta uma vaga.
Agora, só falta a confirmação de um dos centros de ensino em que ele se candidatou. "Me inscrevi porque vi a oportunidade de estudar nas maiores universidades do mundo. Eu me candidatei a uma vaga em Harvard, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e em Berkeley. Ainda não sei em qual universidade consegui vaga, mas já estou entusiasmado por ter conseguido a bolsa", diz.
Aluna do 6° semestre de Nutrição na UnB Andressa Gomes Pinto, 21 anos, já foi contemplada com uma bolsa de estudos do Ciência sem Fronteiras. Em outubro de 2011, ela se inscreveu no programa e, após ser selecionada, partiu para Portugal em fevereiro deste ano, onde ficou seis meses. "Estudei na Universidade do Porto. Foi uma experiência incrível, porque pude conhecer um método de ensino diferente e tive contato com pessoas de diversos países, o que me fez crescer profissionalmente", conta.
Leia mais sobre a visita de Dilma à Espanha na página 13
Para saber mais
O que é o Ciência sem Fronteiras?
» Lançado em 2011, é um programa de mobilidade que, por meio da concessão de bolsas, visa proporcionar a estudantes brasileiros a oportunidade de estudar fora do país. Uma parcela dos benefícios também é voltada para cientistas estrangeiros e brasileiros que moram no exterior virem ao Brasil trabalhar em indústrias ou empresas parceiras do programa.
Bolsas
» Concedidas pela Capes ou pelo CNPq, com duração mínima de um ano.
Tipos
Exterior
» Graduação
» Doutorado sanduíche
» Doutorado pleno
» Pós-graduação
Para vir ao Brasil
» Pesquisador visitante especial
» Jovens talentos
Parceria com 15 países
» EUA, Alemanha, Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, Canadá, Espanha, França, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal, Índia, Suécia e Reino Unido
Parceiros Privados
» Febraban, Abidib, CNI, CISB, Petrobras, Vale, Natura, Eletrobras, Saab, GSK, BG, Hyundai e BoeingBola fora no primeiro diaO começo do julgamento ficou marcado por tumulto causado, principalmente, pelos advogados do ex-policial civil. O acusado de executar a modelo a mando do goleiro Bruno será julgado em outra data, por causa da desistência de seus defensoresPedro Ferreira Andrea Silva Paula Sarapu

Nenhum comentário:

Postar um comentário