terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Prisão de Boulos "criminaliza a defesa dos direitos sociais", diz Dilma 17/01/2017




Jornal GGN - A ex-presidente Dilma Rousseff emitiu uma nota em solidariedade ao líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Guilherme Boulos, que foi preso na manhã desta terça-feira (17) pela Polícia Militar de São Paulo, durante uma ação de reintegração de posse. Boulos, ao lado de outras pessoas, tentavam negociar uma saída pacífica para que 700 famílias desocupassem uma área reclamada pelo governo Alckmin em São Mateus, quando acabou sendo detido sob a acusação de obstrução de justiça, desobediência civil e incitação à violência contra policiais.

Para Dilma, a prisão de Boulos é "inaceitável". "Os movimentos sociais devem ter garantidos a liberdade e os direitos sociais, claramente expressos na nossa Constituição cidadã, especialmente, o direito à livre manifestação. Prender Guilherme Boulos, quando defendia um desfecho favorável às famílias da Vila Colonial em São Paulo, evidencia um forte retrocesso. Mostra a opção por um caminho que fere nossa democracia e criminaliza a defesa dos direitos sociais do nosso povo", disse a ex-presidente.



Para o cienista político e colunista do GGN Aldo Fornazieri, "é um absurdo e uma repressão aos movimentos sociais e suas lideranças. Isto faz parte deste triste momento de ataque à democracia brasileira, com um governo golpista e sem legitimidade. Os governos estaduais que apoiam esse governo, com a repressão policial, também atacam a democracia."

Segundo relatos da Folha, Boulos afirmou que desde a participação em um protesto em frente a casa do presidente Michel Temer, em São Paulo, no ano passado, a polícia "estava de olho em mim". A mesma informação consta nos portais da Mídia Ninja e Jornalistas Livres, que dizem que a PM admitiu ter horas de gravação de Boulos em protestos, o que indica claro monitoramento ao líder do MTST.

Boulos está detido em uma delegacia, aguardando para prestar depoimento.



http://jornalggn.com.br/noticia/prisao-de-boulos-criminaliza-a-defesa-dos-direitos-sociais-diz-dilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário