segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A viagem do Lula à África do Sul 19/11/2012

Do Instituto Lula
Lula visita terra de heróis retomando roteiro previsto em 2011
Entre os dias 16 e 23 de novembro, o ex-presidente Lula visitará a África do Sul, Moçambique, Etiópia e Índia, em roteiro que relembra grandes lutas sociais nos dois continentes.
No dia 16 de novembro, na África do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia um roteiro por quatro países e dois continentes. Na viagem, Lula encontrará chefes de estado e de governo, jovens, dirigentes sindicais, lideranças populares e empresários. Lula deve retornar ao Brasil no dia 24 de novembro.
Lutas pela independência, contra o racismo, pela democracia e por justiça social marcam os países que serão visitados nesta viagem. As atividades do ex-presidente relembram nomes importantes da história mundial como Nelson Mandela, Steve Biko, Samora Machel, Indira Gandhi e Jawaharlal Nehru.
Esse roteiro estava pronto para ser seguido no ano passado, mas teve de ser adiado em função do câncer diagnosticado no ex-presidente. Recuperado, ele retoma essa agenda dando continuidade, na África, ao trabalho de aproximação com os países do continente que o Instituto Lula vem desenvolvendo desde sua criação.
Nos contatos com os chefes de Estado, e particularmente em sua visita à sede da União Africana, Lula tratará do grande encontro organizado pela FAO, em parceria com a União Africana, que acontecerá em 4 e 5 de março de 2013, em Adis Abeba. O evento tem apoio do Instituto Lula e terá como tema a coordenação das ações de combate à fome na África.
Como em todos os encontros que Lula tem fora do Brasil, a crise econômica mundial, o sucesso das políticas sociais brasileiras, o desenvolvimento sustentável e a paz serão temas presentes.
Na Índia, última parada do roteiro, Lula receberá o Prêmio Indira Gandhi. O ex-presidente também fará discurso em homenagem a Jawaharlal Nehru, líder da luta pela independência indiana e primeiro primeiro-ministro da história do país.
Após a visita à Índia, o ex-presidente retorna ao Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012Encontro com o presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma
Palestra para empresários
Sábado, 17 de novembro de 2012Encontro com jovens sul-africanos na Fundação Steve Biko
Encontro com dirigentes da Cosatu (Congresso dos Sindicatos Sul-africanas) na sede da entidade
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012Encontro com Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza
Evento em homenagem a Samora Machel no Centro de Documentação Samora Machel
Terça-feira, 20 de novembro de 2012Palestra para empresários
Quarta-feira, 21 de novembro de 2012Encontro com Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegne
Encontro com a presidenta da União Africana Nkosazana Dlamini-Zuma, em visita à sede da União Africana
Quinta-feira, 22 de novembro de 2012Cerimônia de entrega do prêmio Indira Gandhi
Encontro com o Primeiro-Ministro da República da Índia, Manmohan Singh
Sexta-feira, 23 de novembro de 2012Palestra para empresários
Conferência no Nehru Memorial
-----
Ex-presidente Lula defende mais parcerias entre Brasil e África do Sul
Em uma palestra para empresários nesta sexta-feira (16) em Johanesburgo, na África do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu mais parcerias entre os setores empresariais do Brasil e da África do Sul. Para Lula,  embora essa relação tenha crescido nos últimos anos, os dois países mal começaram a explorar esse potencial. Mais tarde Lula se encontrou com o presidente sul-africano Jacob Zuma.
“É uma vergonha o fluxo comercial de apenas 3 bilhões em 2011 entre a África do Sul e o Brasil. Ainda mais em um momento em que a crise econômica atinge fortemente a Europa e os Estados Unidos”, afirmou Lula. Uma crise que estaria forçando um “novo jeito de pensar e agir” dos governos em buscas de solução para geração de emprego e manutenção do crescimento. Uma dessas novas formas seria a diversificação das parcerias comerciais. “Se nós formos esperar a Europa e os Estados Unidos, eles irão se recuperar, mas vão pensar primeiro nos seus problemas. Nós que temos que pensar em nós.”
Para Lula, a África do Sul, como maior economia da África, e o Brasil, como a maior economia da América do Sul, podem fazer muito para aumentar as relações entre os dois continentes e também para auxiliar no desenvolvimento de países vizinhos com menos recursos. “A integração não pode ser apenas um discurso. Tem de haver coisas concretas.”
Uma das principais áreas em que o ex-presidente defendeu parcerias foi o setor energético. Para enfrentar os desafios da África do Sul e do continente africano na geração de energia, principalmente por meio da experiência brasileira na construção de hidroelétricas e linhas de transmissão. E também no cultivo de alimentos, onde a tecnologia de agricultura tropical e o financiamento de pequenas propriedades familiares pode ajudar a impulsionar a agricultura da África do Sul.
Lula defendeu ainda a necessidade de mais encontros entre as entidades empresariais e universidades dos dois países, para que ambos se conheçam mais. E citou que o Brasil pode e deve buscar aprender mais com a experiência sul-africana na organização da última Copa do Mundo.
---
Ex-presidente Lula se encontra com presidente sul-africano Jacob Zuma
O ex-presidente Lula se encontra com o presidente sul-africano Jacob Zuma
Em viagem ao continente africano, o ex-presidente Lula fez uma visita cordial ao presidente sul-africano Jacob Zuma. O encontro, que durou cerca de uma hora e dez minutos, foi acompanhado pela chanceler Maite Emily Nkoana-Mashabane, ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul.
Para baixar imagens em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
O ex-presidente Lula reforçou um convite para que Zuma participe do encontro “Novos enfoques unificados para acabar com a fome”, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da União Africana. Esse encontro, que acontecerá nos dias 4 e 5 de março do ano que vem em Adis Abeba, na Etiópia, conta com o apoio do Insituto Lula e discutirá o combate à fome e à miséria nos países africanos. Estão sendo convidados para a reunião chefes de Estado e de Governo africanos, estudiosos, especialistas, comunidades econômicas e organismos multilaterais que atuam na África, empresas, investidores e as principais ONGs e fundações dedicadas à ajuda humanitária no continente.
Durante uma conversa amigável, Lula lembrou ainda que a África do Sul colecionou experiências importantes para trocar com o Brasil durante a organização da última Copa do Mundo.
A colaboração com o continente africano é um dos eixos de trabalho do Instituto Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário