quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Hoje na História: 1971 - Intel anuncia a criação do primeiro microprocessador 15/11/2012

Dispositivos eletroeletrônicos estão na origem da terceira revolução industrial

No dia 15 de novembro de 1971, é celebrado o nascimento do microprocessador. Num informe publicitário publicado na revista especializada Electronic News, a empresa Intel anunciava “a microprogrammable computer on a chip” (Um computador microprogramável em chip).
O inventor, Marcia E. "Ted" Hoff, teve a ideia de unir sobre um minúsculo suporte todos os circuitos que constituem um computador. Esse microprocessador 4004, de 3,2 mm de dimensão, é capaz de efetuar até 60 mil operações por segundo. Sua potência é comparável àquela do célebre ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer): máquina do alvorecer da informática, cujos circuitos ocupavam um volume de cerca de 80 metros cúbicos.
WikiCommons

O ENIAC, nascido logo após a Segunda Guerra Mundial, foi um dos primeiros computadores numéricos. Era composto de mais de 15 mil tubos à vácuo em grandes ampolas. Esses tubos foram substituídos pelos transistores na geração de computadores que se seguiu. Esses transistores, inventados pelos laboratórios Bell em 1948, foram eles mesmos miniaturizados. Isso permitiu projetar e executar os microprocessadores.
Em poucos anos, no conjunto do mundo desenvolvido e dos países emergentes, esses microprocessadores revolucionaram a informática, a indústria e as telecomunicações. Facilitaram e levaram à automatização as atividades industriais, permitiram introduzir a microinformática nas atividades de serviços e nas atividades lúdicas e domésticas. Tornaram também possível a expansão fulminante da telefonia e da internet.
Pode-se dizer sem exagero que os microprocessadores estão na origem da terceira revolução industrial, depois da invenção da máquina a vapor por James Watt, no século XVIII, e a descoberta das aplicações práticas da eletricidade por Thomas Edison no século XIX.
As performances dos chips não param de crescer. No começo dos anos 1980, o 68000 assim se chamava porque continha cerca de 68 mil transistores em miniatura. No começo deste século XXI, os microprocessadores como o Pentium da Intel, continham dois milhões. O que nos reserva o futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário