quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Polícia agride militantes do MTST em ato no Recife 22/02/2017




Jornal GGN - Nesta terça (21), uma manifestação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto em Recife (PE) terminou com repressão violenta da Polícia Militar. Dez pessoas foram detidas, um manifestante foi hospitalizado com hemorragia interna e uma mulher foi baleada na perna.

O ato foi realizado em frente à Companhia Estadual de Habitação (CEHAB) e motivado pelo cancelamento de uma reunião que iria discutir a Ocupação Carolina de Jesus. O local tem mais de 1000 famílias acampadas em um terreno do governo estadual, segundo o MTST.

A Polícia Militar recebeu os manifestantes com violência, usando balas de borracha e munição letal. De acordo com o Centro Popular de Direitos Humanos e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, , os coordenadores dos movimentos sociais presentes e o advogado Caio Moura foram presos ao tentar mediar o conflito.

Os detidos irão para uma audiência de custódia no Fórum Joana Bezerra, onde os militantes irão protestar pela soltura das dez pessoas presas no ato. Segundo o MTST, o governo quer indiciá-los por organização criminosa.

"Eles alegam que houve deterioramento do patrimônio público, mas quem estava do lado de fora só gritava palavras de ordem. O movimento só veio para negociar, tanto que havia idosos e crianças. Eu já acompanhei diversos atos e sei que há reação, mas eu nunca vi nada assim”, afirmou a Ana Cecília Gomes, advogado dos Direitos Humanos que acompanhou o ato.

Leia abaixo a nota do MTST sobre o caso:

NOTA DO MTST BRASIL SOBRE A VIOLÊNCIA DA POLÍCIA NA CEHAB E A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO

O dia 21 de fevereiro de 2017 ficará marcado como um dia de total descontrole do Estado de Pernambuco no que diz respeito à Segurança Pública. Se a população assistiu horrorizada os desdobramentos do assalto milionário a uma empresa de segurança pela manhã, não foi menos desesperador o campo de guerra criado pela polícia durante a tarde em frente a Companhia Estadual de Habitação de Obras de Pernambuco (CEHAB), no bairro de Campo Grande.

Esperando ser recebido para dar continuidade às negociações em relação à ocupação Carolina de Jesus, que já conta com mais de 1.000 famílias acampadas no terreno do Governo do Estado ao lado do Terminal de Integração do Barro, o MTST viu um debate de política virar caso de polícia.

Após desmarcar a reunião injustificadamente, o MTST decidiu permanecer no prédio da CEHAB e exigir que a agenda fosse cumprida, exigindo respeito às várias famílias que haviam se deslocado da ocupação até o local. Após um pequeno tensionamento, a Polícia decidiu realizar um verdadeiro espetáculo de violência. Com a utilização de bombas de efeito moral, balas de borracha e até armamento letal, disparou ostensivamente contra os manifestantes, deixando dezenas de feridos, dentre elas vários idosos e crianças. O caso mais grave foi o de Vitória Regina Silva Rodrigues Pena, que teve sua perna atravessada por um projétil de armamento letal e precisou ser socorrida no Hospital da Restauração.

Além do saldo de feridos, vários militantes do movimento foram detidos acusados de associação criminosa, dano qualificado ao patrimônio público, tentativa de incêndio e resistência à prisão. Dentre eles, está um advogado do Centro Popular de Direitos Humanos, que foi atingido na perna por balas de borracha e o fotográfo Um dos detidos foi agredido até ter a costela fraturada e sofrer hemorragia interna. Há relatos também de agressões contra uma mulher detida. Todos eles serão levados amanhã para exame de corpo de delito no IML e posteriormente seguirão para Audiência de Custódia no Fórum Joana Bezerra.

Convocamos a todas e todos a se fazerem presentes amanhã, a partir das 9h no Fórum Joana Bezerra.

Lutar não é crime!
Liberdade aos nossos presos políticos!
http://jornalggn.com.br/noticia/policia-agride-militantes-do-mtst-em-ato-no-recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário