quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bolívia aceita convite para se tornar membro pleno do Mercosul 22/11/2012


Evo Morales fecha acordo com lideranças indígenas | Foto: Flickr/ Erprofe
Evo Morales destaca o distanciamento do Mercosul para com os EUA | Foto: Flickr/ Erprofe
Da Redação
O presidente boliviano Evo Morales anunciou nesta quinta-feira (22) o interesse de tornar seu país um membro pleno do Mercado Comum do sul (Mercosul). Durante sua participação no segundo aniversário do Grupo Aéreo Presidencial da Bolívia, o governante também agradeceu os embaixadores do Mercosul que visitaram o país para fazer o convite.
Morales indicou que uma das vantagens de pertencer ao bloco é que “primeiro, o organismo não tem tratado de livre comércio com os Estados Unidos, e há, dentro do bloco, uma complementação produtiva, uma política de complementaridade e não de competitividade”. Ele manifestou que em comparação com a Comunidade Andina (CAN), da qual seu país já faz parte, há “dois países com tratado de livre comércio com os EUA”.
Acrescentou que outras das razões para pertencer ao organismo, são às normas de relação entre blocos, questão que não ocorre na CAN, na qual os países podem negociar de maneira individual sem levar em consideração as consequências para os demais integrantes.
O presidente ressaltou que no caso de que Equador e Bolívia pertençam ao organismo, quase 80% dos países pertencentes à Unasul pertencerão também ao Mercosul, “a Bolívia, que é o coração da América do Sul, tornaria-se, com o ingresso, um país de integração e movimento econômico profundo”. Assegurou, ainda que ao ingressar no mercado como membro pleno o mercado da Comunidade Andina não se perderá. “Pode-se negociar com a CAN a manutenção desse mercado”, afirma.
Evo Morales falou ainda na urgência da construção de uma ferrovia que ligue os oceanos Atlântico e Pacífico. “Se não a fizermos, logo será tarde para chegar ao bicentenário. Os ministros sabem que devem acelerar esse trabalho para ver como a Bolívia se integra ao Mercosul”, afirmou.
Com informações da Radio Del Sur

Nenhum comentário:

Postar um comentário